quinta-feira, 26 de março de 2009

O nosso convidado de Agosto

É com enorme honra que anunciamos a presença NO CARVÃO de FERNANDO DACOSTA, nome maior do jornalismo e da literatura portuguesa.


«Fernando Dacosta nasceu a 12 de Dezembro de 1945, em Luanda. Passou a infância e a adolescência no Alto Douro, frequentando o Liceu de Lamego. Fixado em Lisboa (depois de uma breve passagem por Coimbra), estuda Filologia Românica, inicia-se no jornalismo, em 1967, e (depois do 25 de Abril) na literatura. Passou por diversos órgãos de informação, como Europa-Press, Flama, Comércio do Funchal, Vida Mundial, DL, DN, A Luta, JL, o Jornal, o Público . Actualmente pertence aos quadros da Visão. Foi director dos Cadernos de Reportagem e co-editor da Relógio d'Água. Na RTP1 teve uma rubrica sobre livros entre 1991-92.
Foi galardoado com 10 prémios: G.P. de Teatro RTP, da Associação Portuguesa de Críticos, da Casa da Imprensa (por Um jeep em segunda mão, 1978), G.P. de Reportagem (À Descoberta de Portugal, 1982), Jornalista do Ano Nova Gente (1982), G.P. de Reportagem do Clube Português de Imprensa (Os Retornados estão a mudar Portugal, 1984), G.P. de Litertura Círculo de Leitores (O Viúvo, 1986), P. Fernando Pessoa do jornalismo e P. Gazeta do Clube dos Jornalistas (Moçambique, Todo o Sofrimento do Mundo, 1991), P. Gazeta do Clube dos Jornalistas (O Despertar dos Idosos, 1994).
Tem mais de vinte livros publicados em diferentes géneros - reportagem, teatro, romance, narrativa e conto. O seu último, Nascido no Estado Novo, acaba de ser lançado.»
[In A PÁGINA DA EDUCAÇÃO > Ler Entrevista http://www.apagina.pt/arquivo/Artigo.asp?ID=1619]
Jantar Tertúlia, 19 de Agosto, 20h.

2 comentários:

Anónimo disse...

Valerá a pena.

Luís Galego disse...

Fernando Dacosta um poço de sensibilidade que valerá de certeza ouvir...Um abraço