segunda-feira, 30 de março de 2009

A nova música de protesto

CHULLAGE CHULLAGE CHULLAGE CHULLAGE CHULLAGE CHULAGGE CHULLAGE CHULLAGE CHULLAGE CHULLAGE CHULLAGE CHULLAGE CHULLAGE CHULLAGE CHULLAGE CHULLAGE CHULLAGE CHULLAGE CHULLAGE CHULLAGE CHULLAGE CHULLAGE CHULLAGE CHULLAGE CHULLAGE CHULLAGE CHULLAGE CHULLAGE CHULLAGE CHULLAGE
5º Jantar Tertúlia > 15 de Abril, 20 h.


«Nasceste Nuno Santos, filho de pais caboverdeanos - e de um pai com ligações à música.

O meu pai tocava guitarra, chegou a ter um grupo. E isso tem a ver com uma tradição de Santo Antão, onde as pessoas têm o hábito de tocar nas ruas.

E a tua origem, no plano da ascendência, tem a ver com Santo Antão...

Exactamente. Ele ainda chegou a tocar aqui, mas a necessidade do trabalho para sustentar a família frustrou esse seu lado musical. Mas sempre me falou muito de música. E havia todo esse ambiente. Se estivesse 10 horas em casa, eram dez horas a ouvir música. E, se calhar de forma até inconsciente, ele transmitiu isso para nós. Daí sermos três filhos todos ligados à música. Tenho um irmão na Holanda, que é músico profissional, já com um percurso importante. Partiu do Hip Hop e expandiu-se para outras expressões urbanas. E é muito interessante, porque a banda onde ele agora trabalha é composta por malta emigrante, portugueses que não tinham nenhuma hipótese em Portugal e emigraram para a Holanda.

Aos 15 anos começas a escrever letras. Como é que surgiu o Chullage?

Tem duas épocas. Todos os caboverdeanos têm uma coisa que se chama 'nominha' [alcunha - nr]. Um dia há um gajo que embica com uma cena e espeta-te aquilo - e ficas com uma alcunha para o resto da vida. Todas as Marias são Bias, as Fátimas são Fatús. Mas, para além disso, ocorrem aquelas situações caricatas. E, comigo, foi assim. Estava a cravar dinheiro à minha prima para ir para a escola. E há um gajo que diz 'tu és um chulo' e inventou um caboverdeanismo qualquer, e começaram a chamar-me Chullage. E, no meu bairro, nunca mais me chamaram Nuno. E quando me perguntaram qual ia ser o meu nome artístico eu disse: 'eu sou o Chullage, é assim que me chamam, e é assim que vou ficar'. Portanto, não foi um nome artístico adoptado no momento, já estava lá e ficou.»

[In entrevista ao jornal CONVERSAS DE CAFÉ, 6 Jun.08]

Foto: LUÍS ROCHA

Sem comentários: