sábado, 24 de janeiro de 2009

Exposição de Artesanato

«PARECE QUE É DA LOURINHû
de 26 de Janeiro a 28 de Fevereiro

«A velha expressão pejorativa é usada, aqui, contra a intenção original. Aquilo a que se convencionou chamar, erradamente e com alarve supostamente “civilizado”, “zonas saloias” estão a dar a esta esgotada “capital do império” uma lição de luva branca. Porque muito do que de positivo se faz no campo das artes e da defesa do património, seja popular ou erudito, vem precisamente daqueles que parecem ser “da Lourinhã”.
Parabéns, pois, e reverentes agradecimentos às heroínas do património que, lá na “zona saloia”, dão vida e voz a um projecto de mulheres bem representado pela coragem contra-corrente da Ângela e da Sandra.»
Maurice Grassé


>A Lourinhã é a Vila e sede de concelho mais a norte do distrito de Lisboa, propriamente a 65 km da capital.
> Durante muitos anos foi conhecida pela sua agricultura, fornecendo os mercados abastecedores de Lisboa de produtos agro-alimentares. Esta actividade ocupa, ainda hoje, cerca de 80% do território do município.
> Hoje em dia todo o concelho é também local de segunda habitação de muitos lisboetas que vão, nas férias e fins-de-semana, descansar no campo e nas praias do buliço da cidade.
> A Lourinhã alcançou projecção mundial em 1997 quando se descobriram ninhos com ovos e embriões de dinossauros únicos no mundo.
> Agora é visitada por muitos estrangeiros e portugueses que querem saber mais sobre estas espécies.
> Mas a Lourinhã não é só isto. E o nosso objectivo é mostrar todas as outras riquezas que se encontram escondidas.

Mais informações sobre o projecto MARIA LOURINHÃ:


Sem comentários: