quinta-feira, 16 de abril de 2009

Uma [rara] lição de humanidade














Quem esperava uma conversa com um músico excedeu completamente as expectativas. É que nos foi dada uma autêntica viagem pela música, desde a escravatura aos nossos dias - e ao Hip Hop em particular, que era também isso o que ali nos levou.

Mas tivemos outros ganhos que, seguramente, fizeram de nós todos pessoas mais enriquecidas. Porque Chullage ajudou-nos a viajar pelo universo destas nossas vidas - das nossas e dos demais -, encontrando caminhos e abrindo portas a uma nova compreensão das realidades que nos cercam.

Numa tónica centrada na necessidade de combate ao preconceito, que pode ser o racismo, o machismo, o sexismo, a homofobia, Nuno Santos - aliás, Chullage - fez-nos confluir nessa necessidade permente de nos conhecermos melhor e, com "O Outro", procurar respostas para os problemas e contradições do dia-a-dia.

Dessa juventude de Chullage recebemos todos uma lição maior do que é ser Cidadão. E percebemos todos essa utopia necessária que é acreditar na natureza estruturalmente boa da Humanidade, condição central para construirmos um mundo novo, ainda neste velho mundo, procurando sempre novas ferramentas.

Obrigado Chullage!
Fotos: JOÃO CLÁUDIO FERNANDES

Sem comentários: